CASA SERMO SÖNAM TOBKYÉ

CEBB Bacupari
Mostardas, RS

A casa foi desenhada para servir de acomodação durante os retiros espirituais que ocorrem no centro budista. Por isso, a colocação de isolamento térmico e acústico em todas as superfícies (piso, paredes e cobertura) busca amenizar as oscilações de temperatura, enquanto também é capaz de oferecer mais silêncio para o interior da casa, uma vez que pouco a pouco novas edificações estão sendo construídas no entorno. O isolamento também ajuda a manter o calor gerado pela salamandra (pequeno fogão a lenha), que está propositalmente localizada no centro do projeto, a fim de dissipar calor de forma mais igual.

A localização e dimensão das aberturas visa estimular o funcionamento bioclimático, sem priorizar a necessidade de equipamentos ativos, como o ar condicionado, e ainda oferecer conforto. Além disso, as aberturas também prezam pela iluminação natural como prioridade no interior da edificação, durante as horas de sol.

A NÃO utilização de madeira tratada com arsênio (CCA) busca preservar a saúde de quem estará habitando a edificação, e a saúde do planeta como um todo.

O projeto de saneamento ecológico visa aproveitar as águas cinzas e escuras como nutrientes para as plantas que serão plantadas em seu sistema, preservando o solo de contaminações.

É a luz do sol que irá garantir o aquecimento da água de toda a casa. O sistema instalado também conta com um boiler, para que a temperatura da água possa ser mantida por mais tempo.

O telhado verde possui inúmeros benefícios, dentre eles: melhorar o desempenho térmico da cobertura; ser local para desenvolvimento da flora e fauna local; permitir que a edificação visualmente se integre à natureza do entorno; e ser transitável, caso alguém queira subir no telhado para ver as estrelas e/ou meditar ;)