
CASA DAS ÁGUAS
Curitiba, Paraná
Localizada próxima à Curitiba e à barragem de Piraquara II, a Casa das Águas se insere em clima com predominância de frio e umidade, com constantes nevoeiros no inverno. A necessidade de ampla insolação e ventilação se tornaram premissas bases para o projeto de bioclimática.
O projeto parte de uma situação que bioclimaticamente pode não ser a mais favorável: a necessidade de fechar a casa pro norte, já que a estrada está nessa orientação. A necessidade era a de privacidade e proteção da poeira.
Dessa maneira, aproveitamos o máximo da face leste, onde o sol da manhã banharia a cozinha, sala e dormitório principal. Aproveitamos o volume da escada, para norte, para fazer amplas aberturas com esquadrias reutilizadas, transformando-a numa espécie de estufa/chaminé, considerando que não é um espaço que seja necessária tanta privacidade.
A casa possui um volume anexo a sua varanda, que chamamos de "Casa Luz", onde o Angelo fará atendimentos terapêuticos. Ela seria construída com terra e pedras, bastante disponíveis no local. Esse foi um projeto que partiu do detalhe para o amplo. O fogão à lenha cercado de espaço para sentar; a porta do quarto de hóspedes que se abre e amplia o estar; o telhado verde conectado ao quarto; a estufa para o cultivo de mudas e aquecimento da casa. Criamos, aos poucos, um projeto que tanto nós quanto a Ana e o Angelo se sentiram realizadxs.







