Exterior 2_editada-min.png
 

ESCRITÓRIO RURAL CULTIVO

Montenegro, RS

A agência, situada na área urbana de Montenegro/RS, precisava se conectar mais com seu meio de atuação, até que os perfeitos movimentos deste universo conectaram as gurias a uma edificação que foi bioconstruída há cerca de 15 anos. E elas aproveitaram essa oportunidade, ao entender o potencial de transferir sua sede urbana para a bioconstrução localizada na área rural. Essa edificação, que originalmente seria parte de um complexo de edificações voltado para a formação em Agroecologia, estava em desuso desde sua construção. Estes movimentos, além de fazerem um bom proveito da edificação abandonada, ainda possibilitaram a ampliação da área de atuação das gurias, que pretendem usufruir deste espaço com seu escritório, um estúdio de gravação e também, para honrar a vocação inicial do lugar, oferecendo cursos sobre agroecologia na região.

Diante das formas orgânicas e dos materiais presentes nas edificações existentes, entendemos que poderia ser adequado e generoso intervirmos de modo a valorizar essas características iniciais. As soluções originais desta edificação contemplam a utilização de materiais vivos, como: a terra, a madeira e o telhado verde. Este projeto demandou nosso olhar atento ao que precisava ser recuperado, levando em conta que a edificação ficou por muitos anos sem manutenção e sem se utilizar. O volume principal receberá mais iluminação natural, com aberturas compatíveis com as paredes de superadobe, à leste, e com aberturas na porta de acesso, e acima a ela, à norte. O volume dos banheiros, que estava superdimensionado para a atual demanda, será utilizado como cozinha conectada à uma varanda. A construção dos módulos dos banheiros encaixou-se à única parede reta da edificação, que também está próxima ao sistema de saneamento ecológico preexistente, favorecendo sua execução. O telhado verde terá uma nova escada de acesso e um local que convida à permanência e contemplação.

Este é um projeto que conduz os valores da permacultura, e será capaz de promover convívios confortáveis, divertidos e cheios de vida, enquanto age de forma colaborativa com seu entorno.