CASA ESCORPIÃO

Sítio Buraco da Lua
Taquara, RS

Em 2020 fizemos do sítio Buraco da Lua nossa morada. Durante este período compreendemos que a Viv e o René, guardiã e guardião do local, tinham o sonho de aumentar as possibilidades de hospedagem do sítio.

Com apenas 32m², a casa mínima (tiny house) da Yapó para o sítio Buraco da Lua é adequada para acolher um casal ou um grupo maior de família e/ou amigxs, suprindo as diferentes demandas de hospedagem que o sítio recebe.

A escolha do terreno priorizou a insolação, as vistas, a proximidade com o acesso e a integração com as demais edificações. O acesso principal possui uma varanda alta em relação ao nível do solo, aumentando a sensação de proteção, enquanto se pode desfrutar do ambiente externo em meio à natureza. A porta de serviço está no nível do terreno, facilitando carregamentos entre o ambiente externo e interno. Além disso, o banheiro foi propositalmente fragmentado, com a presença da pia para fora da porta, proporcionando a conveniência de ter um local para higienização ao entrar na casa.

Nesta casa também tivemos a oportunidade de projetar e executar o saneamento ecológico. O conceito de arquitetura consciente nos permite compreender a importância de infraestruturas inteligentes que possam otimizar o funcionamento da edificação. O saneamento ecológico funciona com a ajuda das plantas enquanto as beneficia. Além de envolver baixo custo de implementação e manutenção, este modo descentralizado de tratar as águas escuras preserva os leitos hídricos enquanto aproveita os resíduos humanos como recurso fertilizante para a vida do solo.

Gratidão à Viv e René pela confiança e amizade que construimos! É uma honra poder compartilhar de tantos momentos ao lado de vocês! Que venham mais projetos, danças, roda de música... Cês tem nosso ❤!!!@vivianschafer @renegoya

 
 
e36f77fa-feaa-4325-be8a-fe9731aa18d3.jfi

Nossa experiência com os Yapós é de puro amor e de trocas intensas. Eles foram residentes no nosso sítio durante o inverno de 2020, onde puderam nos ajudar com projetos, ideias e principalmente com seu posicionamento claro de como fazer uma arquitetura sustentável, que priorize o ser humano holistico. Obrigado pela amizade e parceria de trabalho,  amigos queridos. Vcs são o presente, necessário e vital. 

Rene e Vivian